quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sollys/Nestlé vence Uniara/Araraquara e termina 1º turno com melhor desempenho


O Sollys/Nestlé venceu o Uniara/Araraquara nesta terça-feira no Ginásio Municipal José Liberatti, em Osasco, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista. A equipe do técnico Luizomar de Moura venceu as rivais por 3 sets a 1, com parciais de 22/25, 25/20, 25/14 e 25/21, em 1h48 minutos de confronto. Os destaques do Sollys foram a ponteira Jú Costa, maior pontuadora do jogo com 19, e o retorno da central Adenízia, que estava com a Seleção Brasileira. Com a vitória, o Sollys termina o primeiro turno com o melhor desempenho da competição estadual.

Apesar de ocupar a terceira colocação, o Sollys/Nestlé seria líder da competição se a mesma adotasse a pontuação aplicada no voleibol mundial e que será aplicada na Superliga 2011/12. Em todos os campeonatos internacionais e na próxima Superliga, o time que vence por 3 a 0 e 3 a 1 soma três pontos e o perdedor não ganha nada. As vitórias por 3 a 2 concedem dois pontos ao vencedor e um ao derrotado. Vôlei Futuro, SESI-SP e Sollys/Nestlé venceram cinco jogos por 3 a 0 ou 3 a 1, porém, o Sollys foi o único que, quando perdeu, conseguiu “roubar” dois sets do rival. Com a pontuação da Superliga, o Sollys teria 18 contra 17 pontos dos rivais.

“Se a pontuação do Paulista fosse igual a da próxima Superliga estaríamos com 18 pontos na frente tanto do Vôlei Futuro quanto do SESI-SP. Então essa busca pela vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 passa a ser muito importante e na Superliga será um diferencial”, afirmou Luizomar, que alertou sua equipe da importância de não perder sets. “O Campeonato Paulista sempre foi um grande laboratório para as equipes e uma das coisas que tenho passado para a equipe é relacionado a pontuação que iremos ter na Superliga. As vitórias por 3 a 0 e 3 a 1 valerão três pontos e a vitória por 3 a 2 apenas dois. É muito importante que isso seja assimilado”, completou o comandante.

Com relação ao jogo, o Sollys foi surpreendido na primeira parcial, porém, em seguida retomou a confiança e controlou o restante do confronto. “Perdemos um set e começamos com muitos erros, o que fez a equipe perder um pouco da confiança. Porém, na sequência conseguimos buscar um resultado importante e conquistamos o nosso objetivo, que era terminar com o mesmo número de pontos e junto com os nossos adversários na liderança”, comentou o treinador. Pela pontuação do Paulista, Vôlei Futuro, SESI-SP e Sollys possuem 13 pontos, com a equipe de Araçatuba na liderança e com o SESI em segundo pelos critérios de desempate.

Outro fator de relevância na partida foi o retorno da central Adenízia. Luizomar destacou a importância da jogadora, que foi titular do Sollys/Nestlé nas últimas duas Superligas. “A Adenízia é uma referência da nossa equipe. É uma jogadora titular do Sollys há três temporadas e que tem muito potencial. Tenho certeza que ela gostaria de seguir com a Seleção Brasileira, porém, ela sabe da importância que é estar aqui. Essa motivação de estar de volta ao clube pode fazer com que ela retorne para a Seleção. A atuação no clube é determinante para estar na Seleção. O que leva um atleta a representar o Brasil é jogar bem pela sua equipe e conquistar campeonatos. Agora ela precisa se focar para fazer um grande Campeonato Paulista e Mundial e se preparar para brigar por uma vaga na próxima Olimpíada”.

Rafael Zito

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sollys/Nestlé vence São José e permanece perto da liderança do Paulista


Nesta quarta-feira, o Sollys/Nestlé enfrentou o São José dos Campos, em São José, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. Apesar dos seis desfalques, a equipe tricampeã Sul-Americana não teve dificuldades para derrotar o time da casa, por 3 sets a 0, com parciais de 26/24, 25/16 e 25/21, em 1h37min de confronto. Com esse resultado, o Sollys/Nestlé chega a cinco vitórias e somente uma derrota, igualando a pontuação de SESI-SP e Vôlei Futuro. A equipe do técnico Luizomar de Moura ocupa a terceira posição devido aos critérios de desempate.

“O nosso time obteve uma vitória super importante, por 3 a 0, e conseguimos cumprir nosso objetivo. Estamos há duas semanas fazendo um trabalho específico na parte física visando a preparação para disputa do Mundial, por isso, essa vitória acaba sendo ainda mais relevante”, afirmou o treinador, que destacou o trabalho da comissão técnica, já que o time segue perto da liderança mesmo com seis desfalques. “O Campeonato Paulista está apresentando bastante equilíbrio, com três equipes com o mesmo número de pontos. O resultado é muito importante porque seguimos perto da liderança e estamos mantendo um bom padrão mesmo com três juvenis em quadra”, finalizou Luizomar. 

Após este resultado positivo, o Sollys/Nestlé se prepara para o último embate do primeiro turno. O próximo desafio será diante do Uniara/Clube Náutico, de Araraquara. A partida acontece no dia 27, às 19h30, no Ginásio Municipal José Liberatti, em Osasco. Nesta primeira etapa da fase de classificação, o Sollys/Nestlé venceu São Caetano, SESI-SP, BMG/São Bernardo e Pinheiros e foi derrotado somente uma vez diante do Vôlei Futuro, em Araçatuba. A campanha do Sollys expõe a força do elenco e da filosofia de trabalho, que é dar oportunidade para jovens atletas. No momento, o Sollys não conta com Jaqueline, Tandara, Adenízia, Thaisa e Fabiola, que estão com a Seleção Brasileira, e com Hooker que está com a Seleção dos Estados Unidos.

Rafael Zito

domingo, 11 de setembro de 2011

Sollys/Nestlé mostra força do elenco e vence Pinheiros se reabilitando no Paulista


O Sollys/Nestlé mostrou nesta sexta-feira a força de seu elenco. Mesmo com seis desfalques, já que Adenízia, Tandara, Thaisa, Jaqueline e Fabíola estão servindo a Seleção Brasileira e a Hooker com a seleção dos Estados Unidos, a equipe comandada pelo técnico Luizomar de Moura derrotou o Pinheiros, por 3 sets a 1, na quinta rodada do Campeonato Paulista, em duelo disputado no Ginásio Municipal José Liberatti, em Osasco, com parciais de 25/23, 19/25, 25/23 e 25/19, em 1h52min de confronto. O destaque foi o coletivo, já que quatro das seis titulares somaram mais do que dez pontos, sendo que, as ponteiras Samara e Jú Costa foram as maiores pontuadoras do Sollys, com 17 pontos cada uma.

“Pela nossa situação já esperávamos dificuldades, pois com a saída da Jaque tivemos que colocar em quadra uma nova formação que não vinha jogando junto. A Ivna fez praticamente um treino com contato com bloqueio e sentiu um pouco a falta de ritmo, mas o importante foi a vitória porque estamos em um campeonato muito equilibrado e esse resultado nos deixa em uma situação boa neste primeiro turno”, afirmou Luizomar, que fez elogios ao seu grupo de trabalho. “É um time que tem treinado e se dedicado bastante. Uma equipe que tem buscado o aprimoramento nos fundamentos. Acho que o mais importante é que essas jovens que estão atuando estão aprendendo da melhor maneira que é vencendo”, finalizou o treinador.

A responsável por substituir Jaqueline em quadra foi a ponteira Samara. A jovem, que é campeã Mundial Infanto-Juvenil e vice-campeã Mundial Juvenil, deu conta do recado e colaborou de maneira decisiva para o resultado positivo, já que recebeu várias bolas na entrada de rede. “Está sendo muito boa essa experiência e eu já estava esperando por isso, já que nosso jogo tem caído muito para as ponteiras e não é porque sou jovem que iria fugir dessa responsabilidade até porque treinamos bastante”, disse a atleta, uma das esperanças do voleibol brasileiro.

Além da importância na pontuação, a vitória serve mais para dar confiança ao time, que terá que jogar o Paulista sem as jogadoras que estão com a Seleção. “Esse é o nosso time. A Jaque veio para somar, mas nós sabíamos que mais cedo ou mais tarde, por ela ser uma jogadora de alto nível, acabaria nos desfalcando porque voltaria para a Seleção. Por isso, quando soubemos da notícia nos unimos ainda mais. Não é porque ela saiu que nós deixaríamos a ‘peteca’ cair. Aqui tudo continua e somos todas jogadoras do Sollys”, concluiu Samara

Além de Samara e Jú Costa, que fizeram 17 pontos, a central Bia anotou 16 e a oposto Ivna somou 12. Com a vitória, o Sollys/Nestlé supera o próprio Pinheiros na classificação e aguarda o resultado do SESI-SP para saber se fecha a quinta rodada na segunda ou terceira colocação. Agora, as comandadas do técnico Luizomar somam quatro vitórias e apenas uma derrota. Na sexta rodada do primeiro turno, o Sollys enfrenta o São José dos Campos, em São José, na próxima sexta-feira (16), às 18h.

Rafael Zito

sábado, 3 de setembro de 2011

Sollys/Nestlé luta, mas perde a invencibilidade no Paulista diante do Vôlei Futuro



Nesta sexta-feira, o Sollys/Nestlé enfrentou o Vôlei Futuro, no Ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Em um confronto bastante disputado, o time Sollys/Nestlé acabou derrotado por 3 sets a 2, com parciais de 26/24, 19/25, 25/23, 22/25 e 15/08, em 2h13 de partida. Com esse resultado adverso, a equipe comandada pelo técnico Luizomar de Moura perde a invencibilidade na competição estadual. Agora, o Sollys ocupa a terceira posição na tabela.

“Foi um jogo com muitos erros, o que não é normal, porém, previsível por ser início de temporada. Nossa equipe cometeu erros em momentos cruciais do primeiro e do terceiro sets e jogar um quinto set aqui em Araçatuba diante desta torcida fanática é sempre complicado”, analisou. “Esse foi o primeiro contato com a Tandara e a Adenízia, que vieram com bastante disposição. É ainda um momento de conhecimento do grupo e hoje foi importante para saber como a equipe lidaria com uma situação adversa. Não faltou luta e as atletas deram o máximo em quadra. Agora temos que pensar nessas três últimas rodadas que faltam para obter uma classificação importante no final do primeiro turno”, completou Luizomar.

Após quatro rodadas do Paulista, o Sollys/Nestlé aparece com três vitórias e somente uma derrota. O próximo confronto das comandadas de Luizomar de Moura ocorre no dia 09 de setembro, sexta-feira, diante do Pinheiros, às 19h30, no Ginásio Municipal José Liberatti, em Osasco. Os destaques do Sollys na partida contra o Vôlei Futuro foram as centrais Bia e Adenízia que marcaram, respectivamente, 16 e 15 pontos. As ponteira e capitã Jaqueline anotou 14 e as atacantes Jú Costa e Tandara fecharam o jogo com 12 pontos cada.

Rafael Zito