domingo, 17 de julho de 2011

Seleção Brasileira Juvenil Feminina: Brasil vence o Japão e é campeão do Torneio Internacional

Mais uma vitória. Neste SÁBADO (16.07), no ginásio do Taquaral, em Campinas, a seleção brasileira juvenil feminina, comandada pelo técnico Luizomar de Moura, venceu o Japão por 3 sets a 0 (25/16, 27/25 e 25/23), em 1h21 de jogo, e sagrou-se campeã do torneio internacional. O duelo contra as japonesas foi o último oficial antes da disputa do Campeonato Mundial, entre os dias 21 e 30 de julho, em Lima, no Peru.


A partida contra o Japão apresentou um equilíbrio na distribuição das jogadas do time brasileiro. Quatro atletas se destacaram neste confronto. A central Marjore foi a maior pontuadora do lado do Brasil, com 12 pontos (10 de ataque e dois de bloqueio). No entanto, outras três jogadoras sobressaíram neste jogo: Sthefanie e Samara, ambas com 11 pontos, e a central Bia, que marcou 10 vezes.

Do lado do Japão, aconteceu o inverso. Uma única atleta apareceu no jogo: Horikawa, com 20 pontos de ataque. A camisa dois da equipe japonesa foi a maior pontuadora da partida.
Para o treinador brasileiro, Luizomar de Moura, a seleção do Japão ainda não mostrou todo o seu voleibol. Entretanto, avaliou como positiva a postura do Brasil neste jogo contra as nipônicas.

“Acho que as japonesas ainda não entraram no fuso certo. No duelo contra a Itália, o Japão não conseguiu imprimir um ritmo. Contra o Brasil, já conseguiram apresentar um voleibol mais parecido com a escola asiática, com muitas defesas, ralis e um padrão de jogo. Fiquei satisfeito com este duelo. Em momentos da partida, o Japão nos colocou em dificuldade, mas as meninas souberam manter a paciência e se comportaram muito bem dentro de quadra”, explica Luizomar, campeão mundial, em 2009, com a seleção infanto-juvenil feminina.

O jogo

Um começo de partida animador para a seleção brasileira. As meninas do Brasil iniciaram o confronto muito atentas às jogadas do Japão e bem nos fundamentos. Com tranquilidade, abriram 7 a 1. O técnico japonês sentiu a pressão e parou o jogo a um ponto do primeiro tempo técnico. A diferença no placar continuou até o fim deste set (25/16).
Na segunda parcial, o jogo do Japão começou a entrar e, com 5/3 no marcador, o treinador brasileiro parou a partida. 

Nas duas paradas técnicas, as japonesas estiveram à frente no placar (4/8 e 15/16). O equilíbrio foi a tônica deste set, com ponto lá e cá. O Japão teve perto de fechar o set (21/23, depois 23/24). Mas o Brasil se prevaleceu da experiência da equipe para reverter e fechar o set em 27/25.

O início do terceiro set parecia que seria fácil para o Brasil. Rapidamente, a equipe verde e amarela abriu 5/1. Entretanto, as japonesas, mostrando mais volume de jogo, começaram a pontuar e encostaram no placar (4/5). Ao contrário do que aconteceu no set anterior, o Brasil foi melhor nos dois tempos técnicos (8/6 e 16/15). Na reta final deste set, muito equilíbrio no marcador. Depois do empate parcial em 23/23, as brasileiras mostraram superioridade e encerraram o jogo em 25/23.

Itália passa pelo Japão

Italianas e japonesas também se enfrentaram pelo Torneio Internacional. Nesta SEXTA-FEIRA (15.07), a Itália venceu o Japão por 3 sets a 0 (25/20, 25/16 e 25/21), em 1h12 de jogo.
A jogadora italiana Bosetti foi a maior pontuadora da partida, com 15 pontos (11 de ataque, 2 de boqueio e 2 de saque). Do lado japonês, a atleta Moriya foi quem mais pontuou: 11 vezes.

EQUIPES

BRASIL – Priscila Heldes, Sthefanie, Bia, Samara, Gabriela e Marjore. Líbero – Thaís.

Entraram – Isabela, Juliana, Carol e Sonaly

Técnico – Luizomar de Moura

JAPÃO – Moriya, Horikawa, Kaneko, Futami, Yanagidani e yamakami. Líbero – Mori.

Entraram – Ono, Minami, Sasaki.

Técnico – FuKuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário