quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mundial Juvenil: Brasil vence a quinta consecutiva e está classificado para a semifinal

A seleção brasileira feminina juvenil de vôlei conquistou a quinta vitória consecutiva e segue invicta no Campeonato Mundial da categoria. Desta vez, nesta QUARTA-FEIRA (27.07), a equipe verde e amarela derrotou a Eslováquia por 3 sets a 0 (25/13, 25/22 e 25/12), e garantiu vaga na semifinal da competição. O jogo desta noite foi realizado no ginásio Gran Chimu, na cidade de Trujillo, no Peru. Antes, as brasileiras derrotaram Itália, Sérvia e Cuba na primeira fase, e a Bélgica na primeira partida desta segunda fase.

Nesta quinta-feira, a seleção brasileira enfrentará a China às 20h15, no último confronto pela segunda fase do Mundial. Com duas vitórias cada um, Brasil e China se enfrentam apenas para cumprir tabela, já que ambos estão classificados para a semifinal do Grupo F. Mas a vitória vale a primeira colocação do grupo. O treinador do Brasil, Luizomar de Moura, se preocupa com o confronto.

“Brasil e China são duas escolas do voleibol mundial. Na categoria principal, sempre é um grande jogo e acredito que vai ser um confronto de muita estratégia. É o tipo de partida que eu gosto, com muito volume, muita paciência e, às vésperas de uma semifinal, isso é muito bom para a equipe”, aposta Luizomar.

Sobre o jogo contra a Eslováquia, o técnico destacou a obediência tática da equipe. “Sabíamos que teríamos dificuldade porque vimos a maneira como a Eslováquia jogou ontem contra a China. Eles tiveram muito perto de vencer a partida. Então, estudamos muito hoje, assistimos vídeo, mostrei ao time os pontos fortes do adversário e estou satisfeito porque conseguimos neutralizar esses pontos”, disse o treinador do Brasil.

A meio de rede Ana Beatriz, que marcou 11 pontos na partida desta quarta-feira, tem sido um dos destaques do Brasil. Responsável por atrair a marcação adversária, a jogadora está sempre acompanhada pelo bloqueio, e acaba deixando as ponteiras livres.

“Acredito que os times estão respeitando o meu ataque, pois o bloqueio duplo sempre me acompanha. Acho que, pelos jogos anteriores, os times que iriam enfrentar a seleção brasileira notaram que eu recebia bastante bola e trataram de apertar a marcação. Se isso for bom para deixar as nossas atacantes sem marcação, que seja assim. Me importo em vencer o jogo e não fico preocupada em pontuar”, concluiu Ana Beatriz, de 19 anos e 1,87m.

Além dos 11 pontos da meio de rede, a equipe verde e amarela contou com 16 da oposto Sthefanie, maior pontuadora do jogo. As ponteiras Gabriela e Samara também pontuaram bem, com 13 e 11, respectivamente. A meio Marjorie fez nove pontos e sua companheira de posição, Francynne, um.

Com os bons resultados até agora, a equipe do Brasil segue firma na busca pelo sétimo título da competição. A seleção verde e amarela já venceu em 1987, 1989, 2001, 2003, 2005 e 2007.

O JOGO

Em posição de igualdade, as duas seleções disputaram o início do primeiro set ponto a ponto. O Brasil conseguiu abrir dois no placar no primeiro tempo técnico (8/6). Sob o bom comando da levantadora Priscila e com importantes bloqueios da meio de rede Marjorie, a seleção brasileira aumentou a vantagem (13/8) e o técnico da Eslováquia, Marek Rojko, pediu tempo. Na sequência, as brasileiras continuaram pontuando e fizeram 18/8. Dali pra frente, a Eslováquia não impôs muitas dificuldades e o Brasil venceu o set por 25/13.

A segunda parcial começou da mesma forma que a primeira, com as equipes trocando pontos. A Eslováquia foi para o primeiro tempo técnico em vantagem (8/7), mas a equipe verde e amarela virou e esteve à frente no segundo (16/13). O marcador seguiu equilibrado e, quando as brasileiras fizeram 20/17, o treinador da Eslováquia parou o jogo. As europeias continuaram fortes, mas a equipe do Brasil foi superior e fechou o segundo set em 25/22.




Diferente dos dois primeiros, a Eslováquia não complicou o início do terceiro set para o Brasil. A equipe comandada pelo técnico Luizomar de Moura conseguiu se distanciar no placar (11/3). O treinador brasileiro aproveitou para fazer substituições e colocou a levantadora Juliana, a meio de rede Francynne e a ponteira Carolina em quadra. Já na reta final do set, quando as brasileiras venciam por 22/10, o treinador da Eslováquia parou o jogo. Mas não houve muito tempo para que as eslovacas corressem atrás do placar. Logo depois, a seleção do Brasil fechou o set em 25/12 e o jogo em 3 a 0.

EQUIPES

BRASIL – Priscila, Sthefanie, Ana Beatriz, Marjorie, Samara, Gabriella. Líbero: Thaís.

Entraram: Isabela, Juliana, Francynne e Carolina

Técnico: Luizomar de Moura

ESLOVÁQUIA – Palgutova, Crkonova, Kosova, Radosova, Kriskova, Smatanikova Líbero: Nikmonova.

Entraram: Drobnakova, Herelova, Hudecova, Lukacova

Técnico: Marek Rojko

Nenhum comentário:

Postar um comentário