Depois de vencer Itália e Sérvia, a seleção brasileira juvenil feminina de vôlei conseguiu o terceiro resultado positivo no Campeonato Mundial da categoria. Neste DOMINGO (24.07), a equipe verde e amarela encerrou a primeira fase na primeira colocação do grupo B ao vencer Cuba. Esta foi a vitória mais tranquila para o Brasil, que levou a melhor por 3 sets a 0 (25/13, 25/15 e 25/21), em 1h04 de jogo, no ginásio Eduardo Dibos, em Lima, no Peru.
O treinador Luizomar de Moura destacou o feito. “Conquistar o primeiro lugar nesse grupo tão difícil é motivo de muito orgulho para nossa equipe. No jogo de hoje, sabíamos que tínhamos que sacar muito bem para dificultar a potência do ataque cubano. Fizemos uma boa partida nos fundamentos saque, bloqueio e defesa e, com isso, tivemos uma consistente vitória e isso era muito importante para fechar bem essa primeira fase”, disse Luizomar.
Apesar de já classificado, a seleção brasileira ainda espera pelos resultados da rodada para conhecer os adversários da próxima fase. “Ainda não sabemos qual é o nosso próximo grupo, mas a meta de agora passa a ser estar entre os quatro semifinalistas do Campeonato Mundial”, afirmou Luizomar de Moura.
A pontuação do Brasil foi bem dividida neste domingo. As ponteiras Samara e Gabi marcaram 14 vezes cada, enquanto a oposto Sthefanie e a meio de rede Marjorie fizeram oito pontos cada uma. A levantadora Priscila também contribuiu, com cinco pontos, todos de saque.
“Hoje viemos ainda mais concentradas e focadas para que não acontecesse o mesmo dos outros dois jogos, quando perdemos o primeiro set. Desta vez, sabíamos que seria uma partida complicada e que teríamos que estar atentas para não cair em nenhuma armadilha de Cuba. Agora estamos felizes porque conseguimos esse importante resultado. Isso dá ainda mais força para irmos para a próxima fase”, concluiu Priscila.
O Brasil busca, neste Mundial, o sétimo título da competição, depois de já ter vencido nas edições de 1987, 1989, 2001, 2003, 2005 e 2007.
O JOGO
A seleção de Cuba não impôs grandes dificuldades ao Brasil, que abriu o marcador com dois pontos de saque consecutivos da levantadora Priscila. As brasileiras conseguiram manter boa vantagem no placar em toda a parcial, estando à frente nos dois tempos técnicos (8/4 e 16/10). Com erro de saque das cubanas, o Brasil marcou 25/13 e fechou o primeiro set com tranquilidade.
A seleção brasileira fez o primeiro ponto do segundo set em um ataque da ponteira Samara. Cuba ainda tentou demonstrar uma reação ao passar a frente no placar logo no começo (3/2), mas as brasileiras mostraram que estavam determinadas e chegaram a abrir 11 pontos de vantagem (18/7). O técnico de Cuba, Robinson Pupo, parou o jogo quando o placar estava desfavorável ao seu time (20/9), mas as jogadoras não demonstraram reação. Final de segundo set com mais uma vitória para o Brasil: 25/15.
A terceira parcial parecia que seria diferente, quando as duas seleções empataram em quatro pontos. Mas, rapidamente, o Brasil se distanciou e fez 8/4 no primeiro tempo técnico. O técnico do Brasil fez substituições na equipe e colocou a ponteira Carol no lugar de Gabi e a meio de rede Francynne na posição de Ana Beatriz. Com o placar empatado em 17 pontos, o treinador colocou Gabi de volta no jogo. As cubanas voltaram a incomodar e empataram o marcador (20/20). Mas, na reta final, prevaleceu a experiência das comandadas de Luizomar de Moura: 25/21.
EQUIPES
BRASIL – Priscila, Sthefanie, Ana Beatriz, Marjorie, Samara e Gabriella. Líbero: Thaís.
Entraram - Sonaly, Juliana e Carol
Técnico - Luizomar de Moura
CUBA – Rodriguez, Gracia, Hernandez, Robles, Cardona e Matienzo. Líbero: Sanchez
Técnico: Robinson Pupo
NÚMEROS DA PARTIDA
BRASIL
Ataque – 31
Bloqueio – 6
Saque – 14
Erros do adversário – 24
CUBA
Ataque – 30
Bloqueio – 4
Saque – 3
Erros do adversário – 12
Nenhum comentário:
Postar um comentário