domingo, 24 de julho de 2011

Mundial Juvenil: Brasil vira o placar mais uma vez e vence a Sérvia

Assim como na primeira rodada, a seleção brasileira juvenil feminina levou um susto no primeiro set, mas dominou o restante da partida. Depois da vitória sobre a Itália por 3 seta a 1, de virada, foi a vez de, neste SÁBADO (23.07), o Brasil derrotar a Sérvia pelo mesmo placar, com parciais de 23/25, 25/15, 25/21 e 25/18, em 1h22 de partida. Este foi o segundo jogo da equipe brasileira no Campeonato Mundial Juvenil, em Lima, no Peru, e, com duas vitórias, está garantido na segunda fase.

Neste domingo (24.07), a seleção brasileira voltará ao ginásio Eduardo Dibos para enfrentar Cuba, às 13h30 (de Brasília), no último jogo pela fase classificatória. Neste Mundial, a equipe comandada pelo técnico Luizomar de Moura busca o sétimo título da competição. O Brasil já conquistou a medalha de ouro nas edições de 1987, 1989, 2001, 2003, 2005 e 2007.

Logo após a partida, o treinador do Brasil relembrou o histórico do confronto realizado neste sábado. “Brasil e Sérvia fizeram a final do último Mundial Infanto-Juvenil, em 2009, quando ficamos com o título e, por conhecer bem o adversário, sabíamos das dificuldades que enfrentaríamos hoje, pois o grupo deles mudou muito pouco”, destacou Luizomar de Moura, que também falou sobre o começo ruim do Brasil.

“Precisamos melhorar o início do jogo. Diferente de ontem, quando começamos bem e deixamos a Itália vencer, hoje fizemos um primeiro set abaixo do normal. Mas enfrentar essas dificuldades é positivo e estamos felizes por termos conquistado a vitória e uma vaga entre os oito classificados. Esse era o primeiro objetivo da equipe e ele foi cumprido”, disse Luizomar.

No jogo deste sábado, o técnico brasileiro usou 11 das 12 jogadoras – apenas a oposto Sonaly não entrou em quadra – e ressaltou isso como um ponto positivo. “Não se ganha um Mundial com sete atletas. Esse é um campeonato longo e é muito bom ver que o grupo tem essa força”, ressaltou Luizomar de Moura.

A oposto Sthefanie, maior pontuadora, com 21 acertos, destacou a união da equipe como fator decisivo na sua boa participação. “Depois que perdemos o primeiro set, o time se fechou ainda mais e acredito que isso me deu mais força para querer virar a partida. Ser a maior pontuadora é bom, pois sei que pude ajudar o Brasil neste jogo”, declarou Sthefanie, de 1,88m

O JOGO

O primeiro set não foi favorável ao Brasil. A seleção da Sérvia comandou o placar desde o primeiro ponto, fazendo 8/6 no primeiro tempo técnico e 16/12 no segundo. Quando as adversárias fizeram 18/12, o técnico do Brasil, Luizomar de Moura, pediu tempo. Na volta, o Brasil pontuou três vezes consecutivas e foi a vez do treinador da Sérvia, Ratko Pavlicevic, parar o jogo. As brasileiras melhoraram, mas não o suficiente. Final do primeiro set e vitória para a Sérvia: 25/23.

Apesar de ter feito o primeiro ponto da parcial, com um ataque da ponteira Samara, o Brasil não começou bem. A Sérvia foi para o primeiro tempo técnico vencendo por 8/5. Mas a equipe brasileira se recuperou, conseguiu o empate em 11 pontos e passou a frente com ace da oposto Sthefanie (12/13). Daí em diante ficou o jogo ficou mais tranquilo para o Brasil, que com boa passagem da levantadora Juliana no saque, fechou o set em 25/15.

O terceiro set apenas começou equilibrado, com as duas seleções trocando pontos, mas logo o Brasil assumiu o comando do placar: esteve à frente no primeiro tempo técnico (8/5) e, também, no segundo (16/10). A equipe brasileira controlou bem o jogo e, com ataque da ponteira Gabi, fechou a parcial em 25/21.

O Brasil dominou o último set. Embora o primeiro ponto tenha sido da Sérvia, as comandadas do técnico Luizomar de Moura se mantiveram à frente no placar. No meio da parcial, a Sérvia se aproximou e, no segundo tempo técnico, a equipe brasileira vencia apenas por dois pontos de vantagem: 16/14. Mas a seleção do Brasil conseguiu retomar uma boa distância no placar e fechou o set em 25/18 e o jogo em 3 a 1.

EQUIPES

BRASIL – Priscila, Sthefanie, Ana Beatriz, Marjorie, Samara, Gabriella. Líbero: Thaís.

Entraram: Juliana, Isabela, Francynne e Carol

TÉCNICO: Luizomar de Moura

SÉRVIA – Savic, Lukovic, Rankovic, Redenkovic, Bjelica, Stevanovic. Líbero: Pusic

Entraram: Medarevic, Cveticanin, Kecman e Budrovic

TÉCNICO: Ratko Pavlicevic

Nenhum comentário:

Postar um comentário