A seleção brasileira juvenil feminina chegou nesta TERÇA-FEIRA (19.07) a Lima, no Peru, onde pretende ficar até o dia 31, data da final do Campeonato Mundial, que começa nesta sexta-feira (22.07). Após a viagem, o técnico Luizomar de Moura optou por dar o dia de descanso, já que as jogadoras vêm de rotina pesada de treinos e jogos.
Ainda no aeroporto, as meninas foram paradas para fotos por pessoas de diferentes países. |
“Fizemos quatro jogos na última semana, em Campinas (SP), treinamos ontem, e hoje fizemos uma viagem cansativa. O melhor que tínhamos a fazer era dar o dia de hoje para as jogadoras descansarem”, explica Luizomar de Moura, que não deixou de já começar um trabalho de análise.
“O Mundial começou desde a convocação, mas no aeroporto, de fato, começa toda a história. Hoje, chegamos ao hotel e almoçamos na mesa ao lado da seleção da Rússia e tudo isso já é considerado clima de Mundial. Há um jogo de observação, em relação às quais jogadoras vieram e como está o grupo adversário”, comenta o técnico do Brasil.
E a observação acontece, também, entre a própria seleção brasileira. “Conto muito com a ajuda de toda a comissão técnica para notar como as nossas jogadoras estão se comportando nesses últimos dias antes da estreia. Notamos, por exemplo, se estão mais agitadas ou falando menos e cada característica pode representar um sentimento. Temos que prestar atenção a tudo isso”, diz Luizomar.
Finalização do processo
O Brasil fará sua estreia no Mundial na próxima sexta-feira (22.07), às 18h15 (de Brasília), contra a Itália. Antes disso, o treinador da seleção brasileira conta dois dias de grande importância. A quarta e a quinta serão de finalização do trabalho de preparação para o Mundial.
“Chegamos ao país sede do campeonato e agora temos que controlar a ansiedade. Dentro desse processo, faz parte treinar no ginásio de jogo, para que as jogadoras, principalmente, levantadoras, peguem a referência do ambiente, para que todas conheçam a iluminação, entre outros detalhes”, explica Luizomar de Moura.
E a observação da comissão técnica se estende além do comportamento das jogadoras. Luizomar comenta que aproveita os últimos dias antes da primeira partida no Campeonato Mundial para uma série de outros detalhes.
“Nesses dias que antecedem o campeonato, testamos uma série de fatores, como o tempo que levamos do hotel até o ginásio, a questão do trânsito, a alimentação, hospedagem, enfim, tudo isso faz parte desse processo e é importante”, conclui Luizomar de Moura.
A seleção brasileira juvenil que está em Lima e jogará o Mundial é formada pelas levantadoras Priscila e Juliana; as opostos Sthefanie e Sonaly; as centrais Ana Beatriz, Marjorie e Francine; as ponteiras Samara, Gabriela, Isabela e Carolina e a líbero Thaís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário